Oferendas de yemanjá.

            

A tradição de homenagear Iemanjá chegou ao Brasil com os africanos. Além dos umbandistas e candomblecistas, o rito atrai gente de vários credos.

A mais popular divindade das religiões africanas é representada geralmente como uma mulher de longos cabelos escuros e túnica azul. Mas também assume a forma de sereia, que habita as profundezas do oceano. No Brasil, ainda é associada à Virgem Maria, como Nossa Senhora da Conceição, da Glória ou dos Navegantes.

Para agradá-la, porém, bastam rosas brancas num vaso ou uma cesta com frutas sobre a mesa, dispostas com a intenção de pedir a saúde e a felicidade dos habitantes da casa. Ou ainda uma vela azul ou branca, acesa em um local especial. Sábado é o dia da semana consagrado a Iemanjá. Quem quiser homenageá-la pode vestir roupa branca ou azul-clara e usar jóias feitas de prata, coral ou pérolas. Para fazer um pedido, vá para a beira do mar à noite, fixe o olhar numa estrela e peça a intercessão da orixá. Vale também ofertar rosas, atirando-as na água quando a onda estiver se afastando da praia.


 






topo

                                  






Conquistas

Acredite em si mesmo.Viva os momentos como se fossem únicos.Saboreie os segundos como se fosse perdê-los.Desfrute o sol que brilha inigualável...
Busque seus sonhos.Você pode estar aonde não idealizou.Tudo é
mutante e mutável.Corra atrás da estrela cadente.Alcance o lua
no infinito céu...Abrace Beije Apaixone Ame.Queira ir além do
possível.Tanja o universo maior, ultrapasse.Apalpe as nuvens no
esplendor do céu.Derrame sorrisos no espaço laço...Desperte desta
noite insone e nebulosa.Açambarque os atalhos e encruzilhadas.
Transforme em estrada reta, curvas sinuosas.Faça brilhar
a luz no final do túnel...Acredita Siga Sorria Viva.Fale Grite
Busque Conquiste.Queira o total indivisível.Seja comunhão
universal.Veja a arte praticada.Persiga...A felicidade é construída..
Não alimente o sofrimento
Não criem sofrimento! Reajam ao temor, ao medo. Evitem se fazer negativos diante da proposta de vida menos gratificante. Não se estressem. Reconheçam a impermanência de suas emoções e até de seus sentimentos. Adeqüem-se a Lei da Evolução que é mutante. Façam da flexidez companheira de vida. Sejam solidárias consigo, com suas carências e tolerantes com suas emoções, não esquecendo que há sempre outras oportunidades e um Novo Amanhã.
Reflitam. Repensem. Realinhem seus valores, desvalores e surpresas. Reconhecerão a inutilidade de medos e temores que os ameaçarão tanto quanto admitirem. Verão que tudo é resultante do desequilíbrio de sua mente doentia que admite culpas e responsabilidades que realmente não existem. A verdade é que cada um é um Ser livre e individual que se ajusta para resgatar e crescer rumo ao aperfeiçoamento do Homem que é. A luta é brava e constante. Terão que se fazer o avalista e o crítico de suas ações, se quiserem se fazer uma pilastra de sustentação neste momento de purificação da Humanidade em transição, para que o Novo Milênio seja realmente de PAZ e SOLIDARIEDADE CRISTÃ.
"PENSAMENTO"
"Quando o sofrimento te buscar, abraça-o. Ele é disciplinador da vida. Mas não o cries desnecessariamente, para não te fazeres carente.





Problemas?
Esta é a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu do seu carro furou. A serra elétrica quebrou. Cortou o dedo. E, ao final do dia, o seu carro não funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o trajeto do trabalho para casa, o carpinteiro nada falou. Quando chegaram em sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos de seu rosto transformaram-se num grande sorriso e ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa. Um pouco mais tarde, depois de uma longa prosa e muitas risadas, o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Por que você tocou na árvore antes de entrar em casa?
- Ah ! esta é a minha “Árvore de Problemas” respondeu o carpinteiro. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite eu deixo meus problemas nesta árvore antes que entrar em casa e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã quando passo pela árvore para retirar meus problemas do dia anterior, eles não são nem metade do que me lembro ter deixado.
Faça você o mesmo que o carpinteiro. Não deixe os problemas do trabalho entrarem na sua casa. Abrace seus filhos, beije sua esposa (seu marido) e procure deixar todos os problemas na “árvore” antes de entrar e você verá que, no dia seguinte eles serão bem menores do que aparentavam ser no dia anterior.






Lições de Preto Velho…

Cenário: reunião mediúnica num Centro Espírita. A reunião na sua fase teórica desenrola-se sob a explanação do Evangelho Segundo o Espiritismo. Os membros da seleta assistência ouvem a lição atentamente. Sobre a mesa, a água a ser fluidificada e o Evangelho aberto na lição nona do capítulo dez: “O Argueiro e a trave no olho”.

Dr. Anestor, o dirigente dos trabalhos, tecia as últimas considerações a respeito da lição daquela noite. O ambiente estava impregnado das fortes impressões deixadas pelas palavras do Mestre:

“Por que vês tu o argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu?”.

Findos os esclarecimentos, apagaram-se as luzes principais, para que se desse abertura à comunicação dos Espíritos.

Um dos presentes fez a prece e deu-se início às manifestações mediúnicas. Pequenas mensagens, de consolo e de apoio, foram dadas aos presentes. Quando se abriu o espaço destinado à comunicação das entidades não habituais e para os Espíritos necessitados, ocorreu o inesperado: a médium Letícia, moça de educação esmerada, traços delicados, de quase trinta anos de idade, dez dos quais dedicados à educação da mediunidade, sentiu profundo arrepio percorrendo-lhe o corpo. Nunca, nas suas experiências de intercâmbio, tinha sentido coisa parecida. Tomada por uma sacudidela incontrolável, suspirou profundamente e, de forma instantânea, foi “dominada” por um Espírito. Letícia nunca tinha visto tal coisa: estava consciente, mas seus pensamentos mantinham-se sob o controle da entidade, que tinha completo domínio da sua psiquê.
O dirigente, como sempre fez nos seus vinte e tantos anos de prática espírita, deu-lhe as boas vindas, em nome de Jesus:

- “Seja bem vindo, irmão, nesta Casa de Caridade” – disse-lhe Dr. Anestor.
O Espírito respondeu:
- “Zi-boa noite, zi-fio. Suncê me dá licença pra eu me aproximá de seus trabaios, fio?”.
- “Claro, meu companheiro, nosso Centro Espírita está aberto a todos os que desejam progredir”. – respondeu o diretor dos trabalhos.

Os presentes perceberam que a entidade comunicante era um preto-velho, Espírito que habitualmente comunica-se em terreiros de Umbanda. A entidade comunicante continuou:

- “Vós mecê não tem aí uma cachaçinha pra eu bebê, Zi-Fio?”.
- “Não, não temos” – disse-lhe Dr. Anestor. “Você precisa se libertar destes costumes que traz de terreiros, o de beber bebidas alcoólicas. O Espírito precisa evoluir”. – continuou o dirigente.

- “Vós mecê não tem aí um pito? Tô com vontade de pitá um cigarrinho, Zi-fio”.

- “Ora, irmão, você deve deixar o hábito adquirido nas sessões de Umbanda, se queres progredir. Que benefícios traria isso a você?”

O preto-velho respondeu:

- “Zi-preto véio gostou muito de suas falas, mas suncê e mais alguns dos que aqui estão, não faz uso do cigarro lá fora, Zi-fio? Suncê mesmo, não toma suas bebidinhas nos fins de sumana? Vós mecê pode me explicá a diferença que tem o seu Espírito que bebe whisky, no fim de sumana, do meu Espírito que quer beber aqui? Ou explicá prá mim, a diferença do cigarrinho que suncê queima na rua, daquele que eu quero pitá aqui dentro?”

O dirigente não pôde explicar, mas ainda tentou arriscar:

- “Ora, meu irmão, nós estamos num templo espírita e é preciso respeitar o trabalho de Jesus.

O Espírito do preto-velho retrucou, agora já não mais falando como caipira:

- “Caro dirigente, na Escola Espiritual da qual faço parte, temos aprendido que o verdadeiro templo não se constitui nas quatro paredes a que chamais Centro Espírita. Para nós, estudiosos da alma, o verdadeiro templo é o templo do Espírito, e é ele que não deve ser profanado com o uso do álcool e fumo, como vem sendo feito pelos senhores. O exemplo que tens dado à sociedade, perante estranhos e mesmo seus familiares, não tem sido dos melhores. O hábito, mesmo social, de beber e fumar deve ser combatido por todos os que trabalham na Terra em nome do Cristo. A lição do próprio comportamento é que é fundamental na vida de quem quer ensinar.”

Houve profundo silêncio diante de argumentos tão seguros. Pouco depois, o Espírito continuou:

- “Desculpem a visita que fiz hoje e o tempo que tomei do seu trabalho. Vou-me embora para o lugar de onde vim, mas antes queria deixar a vocês um conselho: que tomassem cuidado com suas obras, pois, como diria Nosso Senhor, tem gente “coando mosquito e engolindo camelo”. Cuidado, irmãos, muito cuidado. Deixo a todos um pouco da paz que vem de Deus, com meus sinceros votos de progresso a todos que militam nesta respeitável Seara.”

Deu uma sacudida na médium, como nas manifestações de Umbanda, e afastou-se para o mundo invisível.

O dirigente ainda quis perguntar-lhe o porquê de falar “daquela forma”.

Não houve resposta. No ar ficou um profundo silêncio, uma fina sensação de paz e uma importante lição: lição para os confrades meditarem.

Autor: José Queid Tufaile

Texto retirado do site Nova Voz

* Pretos Velhos – Faixa de entidades espirituais que atuam nos trabalhos realizados pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda.

* Umbanda – Faz parte da cultura espiritual legitimamente brasileira, adaptada dos cultos dos escravos africanos. Não é a mesma coisa que Candomblé. É diferente do Espiritismo, principalmente na sua forma de trabalho (cultos), ainda que possua muitas semelhanças, como o trabalho aliado à Espiritualidade do Bem (Especialmente a chamada “Umbanda Branca”), a crença na reencarnação e na lei de causa e efeito, entre outros. Por isso merece nosso maior respeito e admiração, por ser também uma religião de fé, luz, caridade, esperança e, primordialmente, de amor ao próximo.





Santos Populares: São Pedro.



São Pedro

No dia 29 de junho comemora-se o dia de São Pedro. O santo é homenageado no mês de junho nas populares festas juninas, assim como Santo Antônio e São João.

São Pedro é conhecido como guardião das portas do céu, protetor das viúvas e dos pescadores e também é considerado um ícone popular de quem, a seguir, você poderá saber um pouco mais.

A história bíblica de São Pedro

Segundo a Bíblia, São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Antes de se tornar discípulo, Pedro era um simples pescador que se chamava Simão.

Certa vez, Jesus pediu-lhe emprestado uma de suas barcas para que pudesse pregar à multidão. Simão concedeu-a de bom grado. Findada sua pregação, Jesus ordenou a Simão que voltasse a pescar em águas mais fundas. Embora não estivesse conseguindo pescar muitos peixes naquele dia, ele obedeceu a Jesus e surpreendeu-se ao erguer as redes de pescaria e vê-las abarrotadas de peixes, tantos que as redes quase se arrebentavam. Esse é o chamado milagre dos peixes.

Percebendo o milagre, ele se prostrou diante de Cristo que o convidou a segui-lo para ser um “pescador de homens”. Assim, Jesus nomeou-o Pedro que significa pedra ou rocha e simboliza a base sobre a qual a Igreja de Cristo se edificaria.

Em uma famosa passagem bíblica, Pedro teria negado, por três vezes, conhecer Jesus a despeito de suas promessas de nunca traí-lo. Logo depois teria se arrependido e mais tarde, Pedro e Paulo fundariam a Igreja de Roma e a Pedro seria concedido o título de Príncipe dos Apóstolos. Por isso, a Igreja Católica considera São Pedro o primeiro Papa.

As tradições das festas juninas que envolvem a data comemorativa de São Pedro são:

Santo protetor

São Pedro é cultuado como protetor dos pescadores e das viúvas e são estas, que geralmente, organizam sua festa. Já os pescadores organizam procissões marítimas em sua homenagem.

Ele também é considerado o fundador da igreja católica, o dono das chaves do céu e o responsável por fazer chover. Um mito popular diz que os trovões são causados pelo barulho da barriga de São Pedro roncando, ou que São Pedro esteja arrastando os móveis no céu quando troveja. São histórias lúdicas contadas para acalmar crianças com medo dos trovões.

Símbolos

A fogueira acesa em homenagem a São Pedro tem forma triangular. Como a festa de São Pedro é a última, diz-se que todos estão cansados de tanta festa, por isso somente os fogos e o pau-de-sebo devem ser as estrelas da festa.

O roubo do mastro de São João

Uma tradição da comemoração deste Santo é o “roubo” do mastro de São João, que deve ser devolvido na semana seguinte.

Outra tradição é que todo o homem que tem Pedro em seu nome deve acender uma fogueira em frente a sua casa. Também se alguém amarrar uma fita em um homem que se chame Pedro, ele terá que dar um presente ou pagar uma bebida a essa pessoa.

Comidas típicas para as festas juninas

As comidas são as mesmas das festas de Santo Antônio e São João: canjica, arroz doce, pé de moleque o famoso quentão que esquenta as noites frias de junho.

A Cantiga de São Pedro

Acordei de madrugada,

fui varrer a Conceição.

Encontrei Nossa Senhora

com dois livrinhos na mão.

Eu pedi um pra ela,

ela me disse que não;

eu tornei a lhe pedir,

ela me deu um cordão.

Numa ponta tinha São Pedro,

na outra tinha São João,

no meio tinha um letreiro

da Virgem da Conceição.



A festa de São Pedro é uma festa popular, alegre, acessível e está presente em todas as regiões do Brasil.



Visite nosso Site Principal
Clique nos links abaixo pra
abrir as páginas

Pai joao de Angola
Ogum vencedor de demanda
Os trabalhos desenvolvidos
Quem somos
constituição da república
Fundamentos.
cartão de visitas
Pontos Cantados
Orações.
Oxum
As Pombas Giras
Maria Padilha
Altar na Umbanda.
Comida de santo
Cosme e Damião
Gira de Umbanda
Homenagem a Zé pilintra.
Xangô o rei da Justiça
Banhos de descarrego.
Simpatias Diversas
Guias contas e colares.
Defumações
Batismo na Umbanda
Conselhos de preto velhos
Escrava Anastácia.
Marinheiros na Umbanda.
Pai benedito.
Homenagem a Tranca Rua
Baiano zé do Coco.
Descarrego de Polvora.
Ciganos na Umbanda.
Sara Kali.
Preto velho na Umbanda.
Cabocla jurema.
Omulu/ Obaluaiê.
Altar virtual.
Mãe Maria Conga.
Boiadeiros na Umbanda.
Altar Virtual de exu.
O que è Caridade?
Caboclo boiadeiro.
Ser Médium.
Caboclos na Umbanda.
Como acontece a Gira.
Conduta moral
Anjo da Quarda.
Curiosidades.
Intolerância Religiosa.
Mediunidade.
Corrente mediunica.
Orações 2
tronqueira
Casamento na Umbanda.
pontos cantados 2
Sincretismo religioso.
Caracteristicas dos filhos
Altar dos Preto-velhos.
Exu

O que é Umbanda.


Imagens do Centro.

Centro Pai João de Angola
localizado em maringá-Pr.
Na Av. lucilio de Held 1013
Jardim Alvorada.
tel:(044)3034-5827 ou
(044)9956-8463.


betodeogum-2009@hotmail.com Atendimento:
de seg. a Sexta-feira.
Das 09:00 as 20:00horas.
Consultas somente com hora marcada.











Esse Site é dedicado a Ogum

Quem é Ogum?


"É o Orixá Senhor das contendas, deus da guerra.
Seu nome, traduzido para o português, significa luta, briga, batalha. É a divindade da metalurgia, do ferro, aço e outros metais fortes.
Ogum é a força incontrolável e dominadora, do movimento, do choque. Patriarca dos exércitos, dono das armas. Ogum é o poder do sangue que corre nas veias. Orixá da manutenção da vida.
Homenagem a Ogum.



Ogum
e o pai que nunca deixa um filho sem resposta"
" Ogum abênçoa os filhos e os filhos de seus filhos. " . "Eu não seria nada se não fosse Ogum para abrir a minha Estrada." Salve meu Pai Ogum, Axê patacori Ogum.


Faça de nosso altar virtual
o cantinho de suas Orações.








Clique abaixo prara abrir os Altares:


Conheça o Altar do Centro Pai joão de Angola
Clique no Video abaixo



Leia e assine nosso:





Agradecemos sua visita. volte sempre.


topo



Centro Espirita Umbandista  Pai joão de Angola.
Localizado em Maringá Pr.
Situado na Avenida Lucilio de Held 1013.
Atendimento de segunda a sexta-feiras das 09:00 ás 20:00 horas.
Consultas somente com hora marcada.
tel: (044)3034-5827 ou (044)9956-8463.
             Msn: betodeogum-2009@hotmail.com



Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde
colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda.
Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que
fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa...
Comunicado Importante:
Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


 


Criamos seu site.

Se sua Empresa ainda não tem site, ou não está tendo o resultado esperado com seu site, não perca mais tempo,
 contrate-nos já. 
Trabalhamos com criação de sites otimizados, gerenciáveis, oferecemos suporte e manutenção, registramos seu domínio, hospedamos seu site. 
Atendemos todo o Território Nacional.

Tel: (044) 3034-5827 Ou (044) 9956-8463 (Tim)

  Site Map